O hospital

HISTÓRIA:

          A idéia da construção de um hospital psiquiátrico surgiu quando um grupo de pessoas pertencentes a Loja Maçônica Deus Universo e Virtude preocupou-se com a falta de assistência em saúde mental no município de Passos (MG) e região.

         Com isso foi constituída e criada a Fundação Beneficente São João da Escócia, em 31 de março de 1972, que é a mantenedora do Hospital Psiquiátrico Otto Krakauer. Naquela ocasião várias iniciativas foram feitas pelos membros da Loja Maçônica juntamente com o apoio da comunidade com a finalidade de coletar fundos para construir tal empreendimento. Após a doação de uma área de 14.000m2 por familiares do Sr. Otto Krakauer, cujo nome o hospital ostenta, iniciou-se a construção da obra.

         Inaugurado em 14 de maio de 1975, com grande presteza e honrado trabalho e digno tratamento ocupa hoje a 3ª colocação no estado de Minas Gerais, na classificação de hospitais especializados dentro da capacidade do número de leitos disponíveis, conta com uma área de 6.800m2 de construção, onde possui ala masculina e ala feminina. Hoje com capacidade para 156 leitos, operacionaliza em torno de 130 funcionários, formatado com um modelo assistencial de equipes multiprofissionais, com financiamento de 100% SUS (Sistema Único de Saúde), atende em média 115 municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais com referência de internações, todas elas por meio da Central de Regulação de Alfenas.

      A instituição apresenta funções como: proporcionar diagnóstico e tratamento médico, promover e participar de programas de reabilitação mental, física, social e profissional; realizar e participar de programas de prevenção de saúde; servir de campo de ensino e treinamento para estudantes e profissionais da área da saúde.

Copyright © 2011, Hospital Otto Krakauer.